Dr. Paulo Moraes, estomatologista, sócio ativo da SOBEP fala de sua experiência com o ESTOMATOWEB.
R: Desde janeiro de 2010, portanto há 1 ano
R: Na Faculdade e Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic de Campinas/SP
R: Fundamos há 2 anos um Centro de Tratamento de Doenças da Boca(CTDB) e no mês de janeiro deste ano começamos a utilizar a Estomatoweb. Pretendo implantar a Estomatoweb também na graduação. A grande vantagem é que temos dados padronizados, facilmente extraídos caso seja necessário para trabalhos de ensino e pesquisa.
R: Cento e sessenta pacientes aproximadamente. Não é uma estatística muito grande, pois necessitamos de computadores para fazer o cadastro e nem sempre temos monitores à disposição. Também nosso serviço está com apenas 2 anos da sua inauguração e atendemos casos novos uma vez por semana, o que dá uma média de 60 pacientes novos da área de Estomatologia por mês. Nesta estatística não estão incluídos os pacientes da Graduação.
R: Ainda não, mas pretendo usá-la no futuro. Um dos motivos de não aderir ainda às fotos é que quando o paciente passa pela triagem da Faculdade ele realiza um cadastro todo digitalizado com anamnese, Radiografia panorâmica digital, documentação fotográfica digital, que fica disponível em todas as clínicas da Faculdade. Este programa foi idealizado pela própria Instituição e é do tipo touch screen.
R: Pretendo sim e isto será fácil de introduzir na Estomatoweb à medida que estamos evoluindo no sistema de cadastro digital, introduzindo o laudo anátomo-patológico.
R: Praticamente nenhuma, e as poucas que notei foram resolvidas rapidamente em contato com os responsáveis pelo programa.
R: O sistema esta muito bem elaborado, completíssimo e acho que todos deveriam utilizar. Quando esquecemos um dado importante como agendamento de retorno do paciente o sistema trava e não deixa prosseguir. Além disso, os dados são guardados com absoluto sigilo através de senha e total segurança, através de Back-up feito pelo provedor, além de poder ser utilizado pelo mesmo profissional em vários serviços com senhas diferentes. Pretendo no ano de 2011 implantar também numa unidade do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) onde atendo a especialidade de Estomatologia. Mas a grande vantagem mesmo é que se várias pessoas aderirem ao programa podemos, como já falei , termos dados padronizados a nível Regional, Municipal e Estadual o que facilitaria a extração de dados, principalmente em trabalhos multicêntricos.