44º CONGRESSO BRASILEIRO DE ESTOMATOLOGIA E PATOLOGIA ORAL - Sociedade Brasileira de Estomatologia e Patologia Oral
>> congressos

44º CONGRESSO BRASILEIRO DE ESTOMATOLOGIA E PATOLOGIA ORAL

 

SUBMISSÃO DE RESUMOS

Prazos


Submissão de resumos a partir de 1 de Fevereiro de 2018

Limite de submissão: 11 de maio de 2018

Divulgação dos resultados dos trabalhos aprovados: 31 de maio de 2018



CLIQUE AQUI PARA ENVIAR SEUS RESUMOS



A submissão dos resumos dos trabalhos só poderá ser realizada após inscrição do autor principal do trabalho no congresso. Solicitamos aos autores que não deixem para fazer sua inscrição ao congresso em data próxima ao limite de submissão dos trabalhos, visto que é necessário um tempo variável de acordo com a forma de pagamento, para que a inscrição seja realmente efetivada e confirmada. Não deixe sua inscrição para última hora! Antecipe-se, programe-se e facilite a submissão dos trabalhos e sua vinda ao congresso.

Atenção, lembramos que os resumos submetidos deverão estar em inglês e não poderão estar traduzidos automaticamente (com Google translator, por exemplo). Resumos traduzidos automaticamente ou que não estejam redigidos e revisados com qualidade mínima para sua adequada compreensão e avaliação serão desclassificados. Todos os resumos dos trabalhos aprovados para apresentação serão publicados na revista Oral Surgery, Oral Medicine, Oral Pathology Oral Radiology. Os custos envolvidos com a revisão final do inglês já estão incluídos na inscrição ao congresso.

Instruções para a submissão de trabalhos


Durante a submissão o congressista deverá optar por uma das seguintes categorias:

Apresentação oral de casos clínicos (AOC)

Apresentação oral de séries de casos clínicos (AOS)

Painel de caso clínico (PCC)

Painel de pesquisa científica (PPC)

Cada participante poderá inscrever no máximo 2 (dois) trabalhos para apresentação como autor principal podendo, no entanto, participar como coautor em outros trabalhos sem número limite. Os trabalhos submetidos deverão estar vinculados às áreas temáticas de Estomatologia e Patologia Oral e maxilofacial; serão aceitos também trabalhos nas áreas de Imaginologia dentomaxilofacial, Cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial, Odontologia para pacientes especiais, Odontologia hospitalar, Cirurgia de cabeça e pescoço, Oncologia, Otorrinolaringologia, Dermatologia e outras áreas afins no caráter multidisciplinar, desde que mantenham relação com temas de Estomatologia e Patologia Oral e maxilofacial.

O envio dos resumos deverá ser realizado por meio eletrônico através da área do congressista. Não serão aceitos resumos de trabalhos enviados pelo correio, por e-mail ou por quaisquer outras vias.

Normas para a confecção dos resumos


As normas para confecção dos resumos seguem aquelas na revista Oral Surgery, Oral Medicine, Oral Pathology Oral Radiology.

Casos clínicos e Séries de casos clínicos - apresentação oral e em painel

Título: em letras maiúsculas

Autores: os nomes dos autores devem estar redigidos por extenso e na ordem a ser publicada. Cada resumo poderá ter até 7 (sete) autores, sendo o apresentador o primeiro autor e o orientador do trabalho, quando aplicável, o último autor.

Resumo: na forma de texto corrido com no máximo 150 palavras. Poderá ser fornecida uma breve introdução (opcional), porém obrigatoriamente deverá conter a descrição do caso, exames complementares utilizados, diagnóstico, manejo e acompanhamento. Não deverá ser fornecida informação a respeito da Instituição ou local de desenvolvimento do trabalho.

Nota: não é necessário inserir palavras-chave nem referências bibliográficas. Caso se aplique, pode ser incluído ao final do resumo uma referência à agência de fomento que porventura tenha apoiado a realização do trabalho.

Observação: no momento da submissão do resumo na forma de apresentação oral de caso clínico, será facultado aos autores a opção de aceite para apresentação da forma de Painel de caso clínico, caso o mesmo não seja selecionado para a forma de apresentação oral.

No congresso de 2018 teremos uma sessão especial de apresentações de casos clínicos voltada para séries de casos clínicos; as normas de submissão são as mesmas utilizadas para os casos clínicos individuais.

 

Pesquisa científica: apresentação em forma de painel

Título: em letras maiúsculas

Autores: os nomes dos autores devem estar redigidos por extenso e na ordem a ser publicada. Cada resumo poderá ter até 7 (sete) autores, sendo o apresentador o primeiro autor e o orientador do trabalho, quando aplicável, o último autor.

Resumo: na forma de resumo estruturado com no máximo 200 palavras. Deverá obrigatoriamente conter os seguintes tópicos: Objective, Study Design, Results e Conclusion. Não deverá ser fornecida informação a respeito da Instituição ou local de desenvolvimento do trabalho.

Nota: não é necessário inserir palavras-chave nem referências bibliográficas. Caso se aplique, pode ser incluído ao final do resumo uma referência à agência de fomento que porventura tenha apoiado a realização do trabalho.

 

Critérios de avaliação dos resumos

A avaliação dos resumos será feita por uma comissão de sócios da SOBEP e da AIPMB. Os seguintes critérios serão utilizados:

1 - Adequação dos resumos às normas de submissão

2 - Redação dos resumos em língua inglesa com qualidade que permita sua compreensão e adequada avaliação

3 - Adequação do trabalho à categoria na qual foi inscrito (ambas as categorias)

4 - Relevância e contribuição do estudo ao estado atual do conhecimento (ambas as categorias)

5 - Originalidade do estudo e inclusão das informações sobre a metodologia e seus principais resultados (pesquisa)

6 - Raridade, apresentação clínica não usual, dificuldade diagnóstica e detalhamento completo do caso (caso clínico)

Orientações para a confecção dos painéis (banners)


Dimensões - máximo de 90 cm de largura por até 120 cm de altura.

Título - deverá estar em inglês e ser exatamente o mesmo utilizado no resumo submetido. O conteúdo restante do painel poderá estar em português ou em espanhol. Abaixo do título e com letras menores devem aparecer os nomes dos autores na mesma ordem de submissão do resumo assim como suas afiliações, incluindo departamento, Instituição, cidade e país. O nome do apresentador deverá estar sublinhado e poderá ser afixada ao painel uma fotografia do apresentador no canto superior direito (opcional).

Corpo do painel - deverá ser auto-explicativo, de preferência com o mínimo possível de texto e o máximo de ilustrações (incluindo figuras, gráficos e tabelas, quando aplicável). Sugere-se que as conclusões sejam colocadas na forma de itens. Não é obrigatória a inserção de resumo (abstract) e nem de referências bibliográficas.

Apresentação do painel - durante os períodos de apresentação identificados no programa do congresso o apresentador deve se posicionar ao lado do painel e aguardar o avaliador. Serão 5 minutos de apresentação do painel, seguidos de até 2 minutos para perguntas do avaliador. A comissão científica do evento disponibilizará no site o dia e horário da apresentação de cada trabalho. Neste dia o apresentador deverá colocar o painel no início da manhã, apresentá-lo no horário indicado e retirar o painel do local somente ao final das atividades científicas do evento naquele dia. Painéis que não tenham sido retirados ao final do dia, serão removidos e descartados.

Orientações para apresentações orais de casos clínicos e de séries de casos


As apresentações orais de casos clínicos e de séries de casos serão coordenadas por uma banca avaliadora de 3 professores convidados pela comissão organizadora em cada sessão. O tempo destinado às apresentações será de 10 minutos com até 4 minutos para perguntas, esclarecimentos e sugestões feitas pela banca e pela audiência. Solicita-se de forma especial aos apresentadores o respeito ao tempo de apresentação do trabalho e este critério será levado em consideração em sua avaliação final. O conteúdo da apresentação deve abranger os tópicos listados no resumo e deve ser adequado ao tempo disponível para apresentação. Recomenda-se que a revisão da literatura pertinente ao caso não ocupe mais do que 20% do tempo da apresentação, para que a mesma aborde todas as vertentes do caso em si.

Todas as apresentações deverão ser montadas em arquivos compatíveis com o software Microsoft Powerpoint (.ppt, .pptx). Todas as apresentações deverão ser entregues ao setor de mídia desk do congresso no período anterior ao da apresentação (exemplo: apresentação à tarde, entrega pela manhã; apresentação pela manhã, entrega na tarde do dia anterior) para evitar contratempos. Não será permitida apresentação utilizando computadores ou outros equipamentos pessoais. Lembramos que a entrega das apresentações em arquivo adequado e em tempo hábil é responsabilidade dos apresentadores. Haverá projetor multimídia, assim como passador de slides disponíveis para os apresentadores. Sugerimos que os apresentadores gravem e levem suas apresentações em mais de um formato e em diferentes mídias, também visando evitar contratempos.

Quaisquer dúvidas poderão ser esclarecidas por meio do e-mail: cientificosobep2018@estomatologia.com.br




Realização:




Apoio:


 




A Sociedade Brasileira de Estomatologia e Patologia Oral (SOBEP) é uma entidade científica sem fins lucrativos,
que congrega cirurgiões-dentistas que se dedicam à prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças da boca.