FALECIMENTO DO PROF. D.LOURENÇO BOZZO
notícias >> notícias sobep

FALECIMENTO DO PROF. D.LOURENÇO BOZZO

Com muita tristeza a SOBEP informa o falecimento do Prof. Dr. Lourenço Bozzo, professor de Patologia da Faculdade de Odontologia da Universidade Estadual de Campinas. Encaminhamos a homenagem da equipe da FOP/UNICAMP ao grande mestre. 

Att
 
Diretoria da SOBEP
 
 
 
 
Agradecimento ao Professor Dr. Lourenço Bozzo,
 
 
Dr. Bozzo foi um dos grandes nomes da Patologia Oral brasileira, mas, acima de tudo, um grande amigo de todos que tiveram a oportunidade de trabalhar ou de ter contato direto com ele por meio de cursos de Graduação, Pós-Graduação e afins. Dedicou-se ao ensino e à pesquisa na Área de Patologia da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP-UNICAMP), sempre trabalhando com dedicação exclusiva e com muito amor. Formou muitas gerações de alunos; idealizou e, com muito trabalho e carinho, criou o Serviço de Diagnóstico Oral da FOP-UNICAMP, realizando incontáveis atendimentos clínicos a pacientes com doenças bucais, realizando diagnóstico microscópico e organizando os laboratórios de ensino e de pesquisa clínica e experimental junto ao Departamento de Diagnóstico Oral da FOP-UNICAMP. Professor dedicado e exigente, Dr. Bozzo sempre foi profundamente respeitado por seus alunos e colegas de trabalho por sua postura e intensa luta pelo ensino de ótima qualidade com a finalidade de engrandecer a FOP-UNICAMP.
 
Este insofismável legado de base sólida em termos de equipe e de Serviço, providenciados pelo Professor Bozzo, foi nuclear para que os Professores das Áreas de Patologia e Semiologia da FOP-UNICAMP sustentassem os valores e lograssem os objetivos por ele idealizados e que vislumbravam a alta qualidade no tratamento dos pacientes com doenças bucais e também o estabelecimento de um portfólio de atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária que pudessem contribuir para a formação de capital humano proveniente de todas as regiões administrativas do Brasil e também do exterior, qualificando-os em patamares comparáveis aos centros de excelência internacionais.
 
Pai e esposo exemplar, Dr. Bozzo e sua maravilhosa família sempre foram admirados por todos que tiveram o privilégio de conhecê-los e conviver nos âmbitos do trabalho, do lazer ou da vida social. Como de costume entre os descendentes italianos, era palmeirense e muito envolvido com futebol nos times organizados na FOP-UNICAMP e, principalmente, no Clube de Campo da cidade de Piracicaba, onde disputou campeonatos até os 80 anos de idade sempre de forma muito aguerrida e dedicada, marcados por alegres reuniões com os amigos, após os jogos, para um bom copo de cerveja gelada. Outra característica notável, era seu zelo e cuidado para a impecável manutenção de sua chácara na cidade de Piracicaba, cujo resultado, facilmente identificado em seus olhos, era validado pelo prazer de presentear seus amigos com frutas colhidas de suas próprias árvores. As maravilhosas lichias e, em particular, as incomparáveis mangas com sabor e aroma de pêssego são inesquecíveis.
 
Professor Bozzo nasceu no dia 10 de agosto de 1936 na sua querida cidade de Santa Rosa de Viterbo, região de Ribeirão Preto-SP, e como católico fervoroso sempre foi devoto desta Santa nascida em Viterbo, Itália. Formado em Odontologia pela Faculdade de Farmácia e Odontologia de Ribeirão Preto em 1957, após a conclusão do curso de Graduação foi trabalhar na cidade de São Paulo e na ocasião em que o Prof. Benedicto de Campos Vidal se transferiu para o Instituto de Biologia da UNICAMP, o Dr. Bozzo iniciou suas atividades como Docente e responsável pela área de Patologia da FOP-UNICAMP (1960) para, posteriormente, em 1965, realizar o curso de Doutorado na UNICAMP e a Livre Docência em 1975, amplificando sua formação por meio de dois anos de atividades de pesquisa no âmbito do pós-doutorado junto ao Institute of Dental Research, University of Alabama, Birmingham, USA. Como resultado desta intensa dedicação e desenvolvimento acadêmico único entre seus pares na ocasião, sua produção intelectual muito qualificada o destacava e foi desenvolvida, sobretudo, com interesse em temas relacionados à histoquímica, à identificação de lipídios, e às alterações pulpares, periapicais, periodontais e à fibromatose gengival hereditária, entre outras.
 
A título de exemplo do quilate profissional e das atitudes de vanguarda do Professor Bozzo, é oportuno lembrar um dos registros científicos de maior destaque de sua carreira junto à FOP-UNICAMP (onde se aposentou no dia 19 de outubro de 1991) que foi a publicação de um artigo no prestigioso periódico norte-americano Science que ganhou muita notoriedade por apresentar os resultados do desenvolvimento de um modelo experimental animal de imunização contra a cárie dental por meio da ingestão de cepas de Streptococcus mutans altamente cariogênicas1.
 
Como forma simbólica de homenagem e de materialização de uma impagável dívida de gratidão pelo nosso inesquecível amigo, Mestre e Professor, o Serviço de Diagnóstico e Tratamento de Lesões Bucais da FOP-UNICAMP (OROCENTRO) recebeu o nome Dr. Lourenço Bozzo ainda na década de 1990. Acima de tudo, seu vulto de trabalho, ternura e amizade está incorporado ao DNA e reservado no coração de nossa equipe.
 
Finalmente, nos emociona muito reviver memórias de sua alegria, bondade, otimismo, bom humor e envolvimento com a família e com os amigos, dons pronunciados e que foram consistentemente compartilhados pelo Professor Bozzo, literalmente, até os últimos dias de sua vida quando, na companhia de sua esposa Vera Lucia, dos filhos e dos netos, deixou mensagens tocantes para os amigos, por meio do WhatsApp, registrando agradecimentos pela vida plena e feliz que dividiu. Com certeza, em sintonia com sua mensagem final, nós, amigos e admiradores da biografia do Dr. Bozzo nos declaramos privilegiados pelo estreito convívio e seguiremos agradecidos e iluminados por seus exemplos.
 
 
Com profunda admiração, respeito e amor,
 
 
Equipe FOP-UNICAMP
 
 
Referência:
 
1. Michalek SM, McGhee JR, Mestecky J, Arnold RR, Bozzo L. Ingestion of Streptococcus mutans induces secretory immunoglobulin A and caries immunity. Science. 1976 Jun 18;192(4245):1238-40.

 




A Sociedade Brasileira de Estomatologia e Patologia Oral (SOBEP) é uma entidade científica sem fins lucrativos,
que congrega cirurgiões-dentistas que se dedicam à prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças da boca.