MENSAGEM DA DIRETORIA E DO PROF.DR.ABEL CARDOSO A SOBEP
notícias >> notícias sobep

MENSAGEM DA DIRETORIA E DO PROF.DR.ABEL CARDOSO A SOBEP

 Caros sócios

Estamos vivendo um momento sem precedentes em nossas vidas, e o conselho deliberativo da SOBEP, pensando no melhor para os seus sócios, propõe que todos nos ajudem a decidir o melhor a ser feito em relação a eleição que iria ocorrer no nosso próximo congresso que teve que ser cancelado.

Encaminhamos a todos os sócios carta do Prof. Abel com o posicionamento dele e sua sugestão.

Solicitamos que, aqueles que tenham outras sugestões, nos encaminhem via email (sobep@estomatologia.com.br) até o dia 03/04/2020. Estamos avaliando a necessidade de eleição online.

Aguardamos a manifestação e sugestões de todos.

Atenciosamente,
Diretoria SOBEP


MENSAGEM DO PROF.DR.ABEL CARDOSO A SOBEP

Prezados colegas, associados da SOBEP,

Estamos vivendo nos últimos dias uma situação extremamente dificil que está afetando a vida de todos nós. Não me recordo de nada parecido nos muitos anos de minha vida. Nossa vida pessoal, profissional, econômica e familiar estão sendo todas afetadas sem que se saiba quanto tempo esta situação ou suas consequências estarão atuando.

Neste sentido, nossa querida SOBEP também está sendo afetada. Todo o planejamento de nosso próximo congresso está sendo perdido, por causa das orientações governamentais e sanitárias que solicitam a não realização de reuniões e eventos que favoreçam aglomerações, levando a uma impossibilidade de comparecimento a este tipo de atividade. Reserva do centro de convenções, reservas de quartos de hotel, professores convidados, nacionais e estrangeiros, e colegas já inscritos, tudo está tendo que ser cancelado e remarcado.

A diretoria atual, entre adiar para novembro e julho do próximo ano, está inclinada a adiar para julho de 2021. Nos parece uma decisão acertada pois não sabemos se em novembro ainda haveria alguma dificuldade por força das medidas de controle da epidemia. Sem falar na extensão do ano letivo para compensação das aulas perdidas.

Além das decisão de postergar o congresso, há outra questão importante que tem que ser resolvida. Neste evento deveria haver a eleição do novo Conselho Administrativo e a indicação de uma nova diretoria. Isto pode parecer uma questão meramente burocrática mas é muito mais complicado. No mês de julho, a diretoria atual não poderá mais movimentar as contas bancárias da sociedade. A situação atual é insólita e não há dentro do atual estatuto da sociedade previsão de como proceder.

Qualquer decisão que seja tomada será por medida de excessão, seja na forma de eleger uma nova diretoria, seja prorrogando o mandato da diretoria atual. Pessoalmente creio que, considerando-se este ano como praticamente perdido, me parece que estender o mandato por mais um ano seja a melhor (ou menos ruim) alternativa. A diretoria deverá fazer uma consulta ao quadro social e submeter o problema ao Conselho Administrativo.

Volto a afirmar que não há uma solução dentro do estatuto atual e teremos que tomar uma decisão usando bom senso e visando o melhor para a sociedade. Se alguem tiver outra idéia, por favor sugestões são bem-vindas. Vamos tentar lidar com o problema de forma democrática e madura. Comentários e sugestões podem ser encaminhados para o endereço que a diretoria vai informar. Vamos tentar nos manifestar dentro de um prazo relativamente curto (uma semana?), pois uma série de medidas administrativas terão que ser tomadas pela diretoria, que merece nosso apoio neste momento difícil.

Cordialmente,
Abel S. Cardoso, CD, MSD, FICD
Sócio Fundador, Benemérito e ex-presidente da SOBEP



 




A Sociedade Brasileira de Estomatologia e Patologia Oral (SOBEP) é uma entidade científica sem fins lucrativos,
que congrega cirurgiões-dentistas que se dedicam à prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças da boca.