PARCERIA ENTRE A ASSOCIAÇÃO DE CÂNCER DE BOCA E GARGANTA (ACBG) E A SOBEP
notícias >> notícias sobep

PARCERIA ENTRE A ASSOCIAÇÃO DE CÂNCER DE BOCA E GARGANTA (ACBG) E A SOBEP

 

No ano de 2017 a Diretoria da SOBEP foi procurada pela ACBG com o intuito de realizarmos trabalhos em conjunto e desta forma, após o aceite desta parceria indicamos como representante o sócio Rogério Gondak. Aproveitamos a oportunidade para agradecer ao Rogério pela sua valorosa contribuição e por representar a SOBEP junta a esta nova parceira. 

Atenciosamente,
Diretoria da SOBEP

 

RELATO DAS ATIVIDADES

A Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG) é uma organização não governamental sem fins lucrativos, que trabalha em prol dos portadores de câncer de boca e garganta e seus familiares em todo o Brasil. Foi fundada em 2015 e teve por motivação o trabalho desenvolvido desde 1995 pelo Grupo de Acolhimento a Pacientes de Câncer de Boca e Garganta (GAL), que ocorre no Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON), na cidade de Florianópolis sob coordenação da Fonoaudióloga Elisa Gomes.

A entidade tem mobilizado a sociedade para que os portadores de câncer tenham o tratamento e a reabilitação adequados. A ACBG também idealizou a campanha Julho Verde, objetivando a conscientização para prevenção sobre os tumores de cabeça e pescoço, que atingem boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago cervical, tireoide e seios paranasais

A ACBG possui um Grupo de Trabalho de Câncer de Cabeça e Pescoço (GTCCP) formado por vários especialistas na área, tendo como meta a elaboração de uma diretriz para o SUS, conhecida como Política Nacional de Atenção Integral a Saúde dos Portadores de Câncer de Cabeça e Pescoço. Este grupo conta com a participação da Sociedade Brasileira de Estomatologia e Patologia Oral (SOBEP) e das seguintes sociedades: Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBRT), Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa), Associação Brasileira de Odontologia (ABO), Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial (ABORL-CCF) e Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV).

Este grupo de trabalho tem desenvolvido uma diretriz robusta e técnica para ser utilizada em todas as esferas de atendimento da saúde pública, a fim de garantir ao paciente a atenção multidisciplinar e contínua. Em dezembro de 2017 houve o primeiro encontro técnico e a ACBG já comemora a primeira de muitas conquistas, que foi a incorporação da Laringe Eletrônica no SUS, aprovada na portaria nº 39 do Diário Oficial da União, em 11 de setembro de 2018.

A ACBG pretende intervir nas políticas públicas existentes para melhorá-las, influenciando na elaboração de projetos de lei, bem como exigindo que sejam executados e respeitados. Seguem os demais pleitos em andamento: ajuste do valor do reembolso da prótese traqueoesofágica na tabela do SUS; inserção do código para substituição da prótese traqueoesofágica; incorporação dos adesivos e filtros HME pra proteção do traqueostoma; instituição do dia 11 de agosto como o Dia Nacional do Laringectomizado (PL 8175/2017); instituição do mês de julho para combate e prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço (PL 8086/2017); elaboração de uma diretriz para o SUS denominada Política Nacional de Atenção Integral da Saúde do Portador de Câncer de Cabeça e Pescoço; manifesto para liberação da Quimioterapia Oral na ANS; contestação da Não Recomendação da Conitec pra uso de IMRT pra CCP.

Esta iniciativa visa auxiliar o governo na busca de soluções eficazes e imediatas para melhor atender esta população de pacientes. Mais informações sobre o primeiro encontro de discussão da Política Nacional de Atenção Integral da Saúde do Portador de Câncer de Cabeça e Pescoço, podem ser visualizadas no seguinte link (https://youtu.be/Y_9UfC1j4Rs).

- Rogério Gondak

 

 




A Sociedade Brasileira de Estomatologia e Patologia Oral (SOBEP) é uma entidade científica sem fins lucrativos,
que congrega cirurgiões-dentistas que se dedicam à prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças da boca.