II Encontro das Com. de Odontologia Hospitalar
notícias >> notícias sobep

II Encontro das Com. de Odontologia Hospitalar

Prezados Colegas,

No último dia 05/10/12 foi realizado na sede do CRO-RJ no Rio de Janeiro o “II Encontro das Comissões de Odontologia Hospitalar”, para discussão de temas pertinentes ao exercício e regulamentação desta área de atuação da Odontologia.
A SOBEP foi representada no encontro pela colega Águida Maria Menezes Aguiar Miranda, tesoureira da sociedade, com formação nas áreas de Estomatologia e Cirurgia Bucomaxilofacial e atuação em âmbito hospitalar. Segue transcrito abaixo o relato feito pela colega Águida sobre a sua participação no encontro:

“No dia 05/10/2012 compareci representando a SOBEP ao II Encontro de Comissões de Odontologia Hospitalar, realizado na sede do CRO-RJ. A pauta do encontro constava de diversos ítens específicos, dentre os quais a escolha do nome das comissões, incluindo “Odontologia Hospitalar” ou “Odontologia Hospitalar e Medicina Oral”.
Como representante da SOBEP, fui ao evento para manifestar a posição da nossa sociedade em relação a este ítem da pauta. A posição que sustentamos é que a “Medicina Oral” no Brasil existe, com o nome de ESTOMATOLOGIA, especialidade que é reconhecida pelo CFO desde 1992 e representada pela SOBEP. Sendo importante ressaltar ainda que se houvesse outra especialidade com o nome de Medicina Oral, haveria uma clara sobreposição de área de atuação. O evento iniciou-se por volta das 9h30min, mas a discussão e escolha do nome foi adiada para a tarde por haver o entendimento da plenária de que seria um momento de polêmica.
Aguardei então o momento de falar, o que só ocorreu a tarde, quando me foi dada a palavra e defendi o posicionamento da SOBEP, nos exatos termos acima, antecedido apenas de um breve histórico da Estomatologia no Brasil. Logo após se deu o pronunciamento de algumas comissões e depois a votação, na qual o nome “Odontologia Hospitalar” foi escolhido por ampla maioria, com apenas um voto favorável a “Odontologia Hospitalar e Medicina Oral”.
As comissões representantes de ao menos três estados referiram ter mudado o voto após a exposição feita pela representante da SOBEP. Tenho a certeza de que realmente foi importante a participação da SOBEP no evento, para que a posição da sociedade frente a esta questão pudesse ser manifestada de forma clara e ampla”.
Atenciosamente,
Águida Aguiar Miranda

Alguns associados da SOBEP têm acompanhado as discussões sobre este tema dentro da SOBELIST e em outros grupos de discussão, incluindo ainda veículos como o FACEBOOK.
A SOBEP, como associação representante da ESTOMATOLOGIA e da PATOLOGIA BUCAL no Brasil, apoia, incentiva e fomenta discussões como estas, que buscam favorecer o melhor entendimento da realidade da Odontologia no nosso país e, como resultado, ajudam a encontrarmos os melhores caminhos para regulamentarmos as áreas de competência e atuação dos cirurgiões-dentistas. Nesse sentido, convidamos todos os associados a manifestarem-se em nossa lista de discussão (SOBELIST), sempre de forma democrática e respeitosa.
Ainda neste tema, a SOBEP, durante a assembleia realizada no congresso de Recife/PE em 2011, elegeu uma comissão para discussão e participação no tema Odontologia Hospitalar, composta pelos colegas Fabrício Bitu, Marcelo Marcucci, Karen Loureiro, Paulo Santos e Celso Lemos, que vem desde então acompanhando e participando ativamente destas discussões.
Já está programado novo encontro das comissões, que será realizado em Natal/RN, para o qual já foi solicitada a participação oficial da SOBEP.

Solicitamos a todos os associados que se mantenham informados sobre o andamento dos trabalhos das comissões, tanto dentro dos seus respectivos estados quanto em âmbito nacional e, caso tenham alguma dúvida, sugestão ou comentário, que não hesitem em contatar-nos.



Um cordial abraço a todos
Diretoria da SOBEP 18.10.2012 - 10:17 am

 




A Sociedade Brasileira de Estomatologia e Patologia Oral (SOBEP) é uma entidade científica sem fins lucrativos,
que congrega cirurgiões-dentistas que se dedicam à prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças da boca.