Homenagem ao Prof. Dr. Décio dos Santos Pinto
notícias >> notícias sobep

Homenagem ao Prof. Dr. Décio dos Santos Pinto

Prezado sócio,

Em meu nome, da SOBEP e dos inúmeros colegas por ele formados e para aqueles não conheceram sua brilhante trajetória, passo a descrever um pequeno resumo das atividades realizadas durante os seus 54 anos de profissão.

Nascido em São Paulo, no dia 7/10/32 e falecido em Brasília em 4/02/09.

Deu início a sua carreira universitária formando-se Cirurgião Dentista pela Fac. De Odontologia de Araraquara da Universidade Julio de Mesquita Filho – UNESP em 1954. Dedicou-se à clínica particular de 1955 até 1992.

Estagiou no Hosp. AC Camargo de 1955/56 sendo em seguida contratado como Cirurgião Dentista – 20hs semanais, permanecendo até 1992 (36 anos) passando por vários cargos de direção e administrativos, CTA, Centro de Estudo, finalizando como Diretor do Departamento de Estomatologia por ele criado de 1975 a 1992, orientando durante este período inúmeros estagiários , acadêmicos e profissionais, foi pioneiro, no Brasil, ao criar a Residência Odontológica Hospitalar, formando vários profissionais entre os quais cito o colega Prof.Dr. Luciano Lauria Dib que o substituiu no Hospital AC Camargo e, que na ocasião do seu falecimento bem definiu na sua mensagem que está à disposição de todos no boletim da SOBEP de 05/02/09.

Aproveito o ensejo para agradecê-lo por me ter recebido ainda como acadêmico, estagiário em 1961 quando dei meus primeiros passos que abriram meus horizontes para o Diagnóstico Bucal e em seguida em 1962, já como profissional, por ter participado do 1o Curso de Patologia e Câncer Bucal ministrado pelo Prof.Dr.Jorge Fairbanks Barbosa, então chefe do Serviço de Cabeça e Pescoço e equipe da qual seu serviço fazia parte.

Não posso deixar de citar, confirmando seu pionerismo coordenando de 1 a 20/12/1962 quando sob os auspícios da Fundação Kellogg e da ABENO, o curso sobre Semiologia para professores universitários que iriam ministrá-la em suas faculdades por todo o Brasil, cuja parte teórica foi ministrada na FOUSP e a prática, no seu Serviço de Estomatologia do Hospital AC Camargo.

Em 1977, devido a sua grande experiência hospitalar e conhecimentos, principalmente sobre câncer bucal, foi indicado pelo nosso ex-sócio Prof.Dr. Hardy Ebling a congregação da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul que o aprovou, por reconhecido saber, para prestar concurso para Livre-Docência, no qual defendeu sua tese sobre o tema, “Câncer Bucal: Aspectos da localização topográfica, estadiamento e da evolução frente as condutas terapêuticas. Análise de 3319 casos.”

No ano de 1992, após sua aposentadoria no Hospital AC Camargo, participou como Prof. Titular na Faculdade de Farmácia e Odontologia Federal de Alfenas Minas Gerais até 1997, quando foi convidado para lecionar como Prof.Titular na Faculdade de Ciências da Saúde-Departamento de Estomatologia – Brasília (D.F.) onde permaneceu até sua aposentadoria.

Fez parte de vários cursos de Pós Graduação em todo o Brasil, ministrando disciplinas de nossa área.

Participou do grupo de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, e foi orientador de bolsistas CNPq, nível doutorado.

Entre inúmeras outras atividades, participou de 104 jornadas e congressos, apresentando 391 trabalhos dos quais 104 com seus resumos publicados, bem como 23 trabalhos científicos publicados em revistas indexadas, nacionais e internacionais e publicou 11 capítulos em livros. Procedeu avaliação de 9 cursos de Odontologia a pedido do MEC, ministrou 42 cursos, elaborou provas de seleção para 7 concursos públicos, participou de 25 bancas, tendo orientado 4 iniciações científicas , 7 mestres, 3 doutores e recebeu 25 homenagens nacionais e internacionais.

Na SOBEP, foi sócio fundador (1974) 3 vezes vice presidente 1974/76, 1982/84, e 2000/02e presidente em 1998/2000. Presidiu 2 jornadas/congressos 1984 – Pirassununga e 2000 Brasilia – alem de participar ativamente nas acaloradas discussões de casos clínicos e nas nossas assembléias anuais. Participou em outras entidades de classe na APCD, ABENO, Sociedade Brasileira de Cirurgia buco-maxilo facial e do Sindicato dos Odontologistas do Estado de São Paulo..

Portador de ampla cultura geral, de grande habilidade cirúrgica, memória prodigiosa, falante, pronto para discutir qualquer assunto, carismático, honesto e ético a toda prova seguindo rigorosamente o ditado popular que diz: “ a mulher de César não basta ser honesta tem que parecer honesta”. Aquí me permito narrar fato particular que ilustra estas suas qualidades. Em janeiro de l982, veio me procurar na disciplina de Semiologia da FOUSP , e na sua forma eloqüente de se expressar foi logo dizendo “nono”, como carinhosamente me chamava, provavelmente, devido aos meus precoces cabelos brancos, preciso de um grande favor, necessito que você elabore as questões para o exame de seleção de residentes, deste ano, do meu serviço no Hosp. AC Camargo.

Achei muito estranha esta solicitação e perguntei: qual o motivo do pedido, já que há anos vinha realizando estas seleções? Respondeu-me: é que meu filho, Decinho, está inscrito para participar desta seleção. Atendi-o prontamente, encaminhando os referidos testes com o respectivo gabarito. Após alguns dias, veiu o resultado da seleção e “Decinho ” não foi classificado. Porém os caminhos da vida levaram-no a outros rumos e hoje desenvolve brilhante carreira na disciplina de Patologia Bucal da FOUSP . Este fato só confirmou a integridade de seu caráter.

Ao meu amigo e mestre, é com o maior carinho que finalizo estas palavras me permitindo citar Berthold Bretch, poeta e dramaturgo alemão:


Há homens que lutam um dia, e são bons;
Há outros que lutam um ano, e são melhores;
Há aqueles que lutam muitos anos, e são muito bons;
Porém há os que lutam toda a vida
Estes são imprescindíveis.



Você se enquadra nestes últimos.

Aos familiares, minhas maiores e sinceras condolências e a você Décio, nossa saudade e até um dia, do amigo


Porto Alegre, 20 de julho de 2009
Gilberto Marcucci (Nono)

 




A Sociedade Brasileira de Estomatologia e Patologia Oral (SOBEP) é uma entidade científica sem fins lucrativos,
que congrega cirurgiões-dentistas que se dedicam à prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças da boca.