ESTOMATOWEB para o site da SOBEP - Sociedade Brasileira de Estomatologia e Patologia Oral
Galeria Sobep >> entrevistas

ESTOMATOWEB para o site da SOBEP

Dr. Paulo Moraes

Dr. Paulo Moraes, estomatologista, sócio ativo da SOBEP fala de sua experiência com o ESTOMATOWEB.

1. Desde quando você usa o sistema ESTOMATOWEB?

R: Desde janeiro de 2010, portanto há 1 ano

2. Onde você o utiliza?

R: Na Faculdade e Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic de Campinas/SP

3. Como o sistema ajuda em suas atividades acadêmicas e profissionais?

R: Fundamos há 2 anos um Centro de Tratamento de Doenças da Boca(CTDB) e no mês de janeiro deste ano começamos a utilizar a Estomatoweb. Pretendo implantar a Estomatoweb também na graduação. A grande vantagem é que temos dados padronizados, facilmente extraídos caso seja necessário para trabalhos de ensino e pesquisa.


4. Quantos pacientes você já cadastrou no sistema?

R: Cento e sessenta pacientes aproximadamente. Não é uma estatística muito grande, pois necessitamos de computadores para fazer o cadastro e nem sempre temos monitores à disposição. Também nosso serviço está com apenas 2 anos da sua inauguração e atendemos casos novos uma vez por semana, o que dá uma média de 60 pacientes novos da área de Estomatologia por mês. Nesta estatística não estão incluídos os pacientes da Graduação.

5. Você utiliza a área de arquivamento de fotos?

R: Ainda não, mas pretendo usá-la no futuro. Um dos motivos de não aderir ainda às fotos é que quando o paciente passa pela triagem da Faculdade ele realiza um cadastro todo digitalizado com anamnese, Radiografia panorâmica digital, documentação fotográfica digital, que fica disponível em todas as clínicas da Faculdade. Este programa foi idealizado pela própria Instituição e é do tipo touch screen.

6. Você utiliza o sistema integrado de clínica e laboratório para emissão de laudo histopatológico? Pretende usar no futuro?

R: Pretendo sim e isto será fácil de introduzir na Estomatoweb à medida que estamos evoluindo no sistema de cadastro digital, introduzindo o laudo anátomo-patológico.

7. O sistema apresenta alguma deficiência que poderia ser corrigida no futuro?

R: Praticamente nenhuma, e as poucas que notei foram resolvidas rapidamente em contato com os responsáveis pelo programa.

8. Qual o recado que você deixa para os outros sócios da SOBEP que ainda não usam o ESTOMATOWEB?

R: O sistema esta muito bem elaborado, completíssimo e acho que todos deveriam utilizar. Quando esquecemos um dado importante como agendamento de retorno do paciente o sistema trava e não deixa prosseguir. Além disso, os dados são guardados com absoluto sigilo através de senha e total segurança, através de Back-up feito pelo provedor, além de poder ser utilizado pelo mesmo profissional em vários serviços com senhas diferentes. Pretendo no ano de 2011 implantar também numa unidade do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) onde atendo a especialidade de Estomatologia. Mas a grande vantagem mesmo é que se várias pessoas aderirem ao programa podemos, como já falei , termos dados padronizados a nível Regional, Municipal e Estadual o que facilitaria a extração de dados, principalmente em trabalhos multicêntricos.


 




A Sociedade Brasileira de Estomatologia e Patologia Oral (SOBEP) é uma entidade científica sem fins lucrativos,
que congrega cirurgiões-dentistas que se dedicam à prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças da boca.