43º CONGRESSO BRASILEIRO DE ESTOMATOLOGIA E PATOLOGIA ORAL - Sociedade Brasileira de Estomatologia e Patologia Oral
>> congressos

43º CONGRESSO BRASILEIRO DE ESTOMATOLOGIA E PATOLOGIA ORAL

 

SUBMISSÃO DE RESUMOS

DATAS

Submissão de resumos a partir de 22 de Fevereiro de 2017
LIMITE DE SUBMISSÃO: PRORROGADO para 05 de maio de 2017
Divulgação Final dos Resumos Aceitos05 de junho de 2017

NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA HORA!! ANTECIPE-SE, PROGRAME E FACILITE SUA VINDA AO CONGRESSO!

 

Encerrado

Atenção, lembramos que os resumos submetidos deverão estar em inglês e não poderão estar traduzidos automaticamente (com google translator, por exemplo). Resumos traduzidos automaticamente serão desclassificados. Todos resumos serão enviados para revisão do inglês pela equipe do Congresso/SOBEP. Após a divulgação do aceite dos trabalhos, será cobrada uma taxa de R$21,00 por cada resumo aceito. Os autores que não pagarem a taxa de revisão do inglês, não terão seus resumos publicados na revista Oral Surgery, Oral Medicine, Oral Pathology Oral Radiology.

Instruções para a submissão de trabalhos

- A submissão do resumo para o 43º Congresso Brasileiro de Estomatologia e Patologia Oral deverá ser realizada após o pagamento da taxa de inscrição. Durante a submissão o congressista deverá optar por uma das seguintes categorias:

Durante a submissão o congressista deverá optar por uma das seguintes categorias:

  • Apresentação Oral de Casos Clínicos (AO)
  • Painel de Caso Clínico (PCC)
  • Apresentação Oral de Pesquisa Científica (AOPC) (pesquisas com ênfase clínica)
  • Painel de Pesquisa Científica (PPC)

Cada participante poderá inscrever no máximo 02 (dois) trabalhos para apresentação como autor principal podendo, no entanto, participar como coautor em outros trabalhos sem número limite. Cada proposta de trabalho deverá estar vinculada a uma área temática:

  • Estomatologia
  • Patologia Oral
  • Imagenologia Buco-maxilo-facial (IBMF)
  • Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial (CTBMF)
  • Cirurgia de Cabeça e Pescoço (CCP)
  • Oncologia Oral (OO)
  • Otorrinolaringologia (ORL)
  • Odontologia Hospitalar (OH)
  • Áreas afins no caráter multidisciplinar

O envio dos resumos deverá ser realizado por meio eletrônico através da área do congressista. Não serão aceitos resumos de trabalhos enviados pelo Correio ou por e-mail.

Nas áreas de IBMF, CTBMF, CCP, OO, ORL e áreas afins no caráter multidisciplinar serão aceitos apenas aqueles trabalhos relacionados à Estomatologia e à Patologia Oral.

Normas para a confecção dos resumos

Caso Clínico: Apresentação Oral e em forma de Painel

Título: deverá ser submetido em letras maiúsculas e em INGLÊS

Autores: Os nomes dos autores devem estar por extenso na ordem a ser publicada. Cada resumo poderá ter até 7 (sete) autores, sendo o apresentador o primeiro autor e o orientador do trabalho, o último autor.

Resumo: Deverá ser submetido em INGLÊS com no máximo 150 palavras. Poderá ser fornecida uma breve introdução (opcional), porém obrigatoriamente deverá conter a descrição do caso, exames complementares para fechamento do diagnóstico e proservação do caso. Não deverá ser fornecida informação a respeito da Instituição ou local de desenvolvimento do trabalho.

NOTA: Não é necessário inserir palavras-chave nem bibliografia. Caso o resumo de Caso Clínico submetido para Apresentação Oral não se classifique nesta categoria, o mesmo poderá ser transferido para a categoria Painel de Caso Clínico.

Pesquisa Científica: Apresentação Oral e em forma de Painel

Título: deverá ser submetido em letras maiúsculas e em INGLÊS

Autores: Os nomes dos autores devem estar por extenso na ordem a ser publicada. Cada resumo poderá ter até 7 (sete) autores, sendo o apresentador o primeiro autor e o orientador do trabalho, o último autor.

Resumo: Deverá ser submetido em INGLÊS com no máximo 200 palavras. Deverá ainda ser estruturado e conter os seguintes tópicos: Objective(s), Study Design, Results e Conclusion(s). Não deverá ser fornecida informação a respeito da Instituição ou local de desenvolvimento do trabalho.

NOTA: Não é necessário inserir palavras-chave nem bibliografia. Caso o resumo de Pesquisa Científica submetido para Apresentação Oral não se classifique nesta categoria, o mesmo poderá ser transferido para a categoria Painel de Pesquisa Científica

Critérios de Avaliação dos resumos

1 - Relevância/ contribuição do estudo ao estado atual do conhecimento(ambas categorias)  
2 - Originalidade do estudo(pesquisa)
3 - Raridade/ apresentação clínica não usual/ dificuldade diagnóstica do caso(caso clínico)
4 - Proservação/ acompanhamento do caso(caso clínico)
5 - Adequação do trabalho à categoria na qual foi inscrito(ambas categorias)
6 - Serão selecionados para apresentação oral as pesquisas cientificas que possuam ênfase clinica (pesquisa)

Destacamos, abaixo, os principais critérios que determinam, isoladamente ou em conjunto, a reprovação do trabalho:

1 - Inadequação do resumo às normas acima descritas;
2 - Informação a respeito da Instituição ou local de desenvolvimento do trabalho.

Orientações para a confecção dos painéis (Banners)

Dimensões
Confeccionar e imprimir nas seguintes dimensões (máximo de): 90 cm de largura por até 120 cm de altura.

Título
Deverá estar em inglês e exatamente o mesmo utilizado no resumo submetido. Porém o conteúdo restante do painel poderá ser em português. NOTA: Abaixo do título e com letras menores devem aparecer os nomes dos autores e suas vinculações, incluindo Departamento, Instituição, Cidade e Estado

Nome do apresentador
Deverá estar sublinhado e acompanhado de uma foto afixada no canto superior direito (opcional).

Corpo do painel
Deve ser auto-explicativo, de preferência com o mínimo possível de texto e o máximo de ilustrações. Sugere-se que as conclusões sejam colocadas na forma de itens. Não é obrigatória a inserção de abstract e nem de referências.

Apresentação
O apresentador deve se posicionar ao lado do painel nos horários determinados para avaliação (ver documento na aba “trabalhos aprovados”) e aguardar o avaliador. Serão 5 minutos de apresentação com até 2 minutos para perguntas.

Orientações para apresentações orais

O tempo destinado às apresentações orais será de 10 minutos com até 4 minutos para esclarecimentos e sugestões. A pontualidade será levada em consideração nos quesitos para avaliação do trabalho. O conteúdo deve abranger os tópicos listados no resumo e deve ser adequado ao tempo disponível para apresentação.

Haverá projetor de slides e computador disponíveis para a apresentação oral. Os trabalhos selecionados para apresentação oral deverão ser entregues à Comissão Científica, no local do evento, às 7h do dia programado para cada apresentação. Sugerimos gravar e levar a apresentação em diversos formatos e mídias (ex., CD, pendrive, e-mail). Caso deseje disponibilizar a apresentação antes do congresso, ela pode ser enviada para o e-mail congresso2017vitoria@estomatologia.com.br.

Dúvidas
Dúvidas devem ser enviadas para: congresso2017vitoria@estomatologia.com.br

 




Patrocínio Master:

 



Patrocínio:






Parceiros:

 



Apoio:

 

 




A Sociedade Brasileira de Estomatologia e Patologia Oral (SOBEP) é uma entidade científica sem fins lucrativos,
que congrega cirurgiões-dentistas que se dedicam à prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças da boca.